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segunda-feira, 12 de março de 2012

O bom e velho blog...

Twitter, Facebook, LinkedIn… Mas, e o blog da sua empresa?

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29 de fevereiro de 2012, 09:09

Mesmo com o crescimento vertiginoso das redes sociais o blog ainda é uma excelente ferramenta para a comunicação empresarial e interação com o público.
Por Fernanda Fabian
De quantos blogs corporativos você é leitor fiel, comenta, interage e compartilha? Não, os blogs não morreram e tampouco isso irá acontecer. Mas, é fato: muitas empresas os deixaram de lado ou passaram a não dar tanto destaque quanto para as outras mídias.
Uma forma bem simples de perceber isso é nos anúncios. Atualmente a maioria indica links para o Facebook e o Twitter e deixa o blog passar em branco, apesar desse ainda estar ativo – mas nem sempre funcional.
Para quem trabalha com mídias sociais e comunicação, fica a pergunta: está conseguindo atingir o público proposto e os objetivos previstos no planejamento com as postagens feitas nas redes sociais? Tem conseguido mensurar e perceber isso com clareza?
Em 2006, Fábio Cipriani criou um Wiki para mostrar os blogs corporativos dos mais diversos segmentos e tamanhos, no entanto podemos dizer que quase metade dos listados ali já não estão mais ativos ou atualizados.
Existem bons exemplos para considerarmos? De forma totalmente aleatória e considerando a listagem do Wiki acima, encontrei dois blogs muito interessantes e com uma participação considerável de seus públicos:
  • Blog da Vivo – Chamaram-me a atenção os comentários que muitos posts possuem, as pessoas querem saber mais sobre o assunto, opinam e questionam. O foco do blog são as novidades tecnológicas, os produtos e serviços prestados, com macetes, dicas e informações pertinentes. Existe integração com os outros canais da marca, indicações de mais visitados e comentados.
  • Blog da Converse – Apesar de não haver tantos comentários, nota-se uma preocupação na curadoria de conteúdo, algumas vezes possui mais de uma atualização diária. A marca, já conhecida pela sua comunicação diferenciada e com total alcance de público, não faz por menos no blog. O conteúdo editorial vai desde dicas musicais, look do blogueiro (que permite interação real com os consumidores) às sugestões de produtos para ocasiões especificas.
Em ambos os casos percebe-se que é fornecido ao usuário o que ele gosta e quer ver, como, ao mesmo tempo, segue-se a proposta da marca.
Outro destaque é a integração com todos os canais, ou seja, em uma rápida busca no Topsy pelo blog da Vivo foi possível perceber que as pessoas compartilham os posts pela divulgação do próprio Twitter deles. Dessa forma, fica mais claro perceber as chances que os blogs corporativos possuem frente ao momento atual em que as pessoas possuem muita distração e muita informação.
Para finalizar trago as palavras da Carolina Terra em seu livro Blogs corporativos: modismo ou tendência?.
As vantagens de utilizar o blog como instrumento de comunicação de uma empresa:
  • Aumento da visibilidade da marca.
  • Credibilidade.
  • Humanidade.
  • Comunicação direta.
E como desvantagens:
  • Falta de interesse.
  • Falta de comando e controle.
  • Insistência em imposição de políticas e regras rígidas para blogar.
  • Vulnerabilidade frente ao público.